PRECISAMOS FALAR SOBRE BALEIA AZUL

Imagem relacionada

Depressão não é falta de chinelada! E este não é o único nem primeiro jogo que incita ao suicídio. 


A principio me relutei em trazer esse assunto ao blog, mas depois da chuva de posts no meu feed do Facebook, grupos do Whatsapp e conversas no ônibus de pessoas disseminando que esse jogo é falta de chinelada, me fez pensar o quanto a depressão é banalizada pela sociedade. Gente, depressão é uma doença! Ninguém escolhe ter depressão, como ninguém escolhe gripar!

São diagnosticados mais de 2 milhões  de casos de depressão no Brasil por ano! Temos que nos conscientizar e parar de diminuir essa doença e sim tentar ajudar.

Não ache que quem fala, não faz. Se você conhece alguém nessa situação tente conversar, talvez ela esteja tentando mandar um último sinal de um pedido de ajuda. Conversar e tentar entender, mostrar se ali para o que ela precisar, não diga coisas do tipo "Pense em coisas boas, ou deixe de frescura você tem..." Tente ouvir e aconselhar.

Resultado de imagem para depressão tumblr


Não se sabe ao certo onde o jogo surgiu, mas os primeiros relatos surgiram na Rússia. O jogo consiste em cinquenta desafios diários enviados à vítima por um 'curador', via whatsapp ou Facebook. Os desafios vão de desenhar uma baleia azul em um papel à cortar os lábios. O desafio final seria o suicídio.

Mas todo esse fuzuê por conta do jogo aumentou no último ano, após várias fontes divulgaram 130 suicídios supostamente vinculados a "grupos de morte".

A Delegacia de Repressão a Crimes de Informatica, que está investigando os casos referente a esse jogo, não foi divulgado nenhum caso confirmado de suicídio pelo jogo no Brasil, mas existem suspeitas, como no caso da menina de 16 anos que se afogou em uma lagoa no Mato Grosso e apresentava cortes nos braços.

Para saber se você tem alguém próximo participando do jogo, fique atento ao comportamento da pessoa e se ela tem marcas de automutilação pelo corpo. Pais conversem com seus filhos e saibam o que eles andam fazendo pela internet! E mais importante como eles realmente se sentem.

Resultado de imagem para alegria tumblr gif


Porém, não existem apenas espinhos na internet. Em resposta a esse jogo, foi criado o Baleia Rosa! Uma página que passa desafios diários para ajudar as pessoas a espalharem o bem e o amor por aí! <3 Você pode conhecer a página clicando aqui

E nunca se esqueça, você é especial! 


Leia Também

2 comentários

  1. Muito bom, adorei o post a respeito desse assunto que virou noticia. E eu tive depressão e as pessoas julgam sem saber, exato ninguém acorda querendo ter uma doença destas e sou prova viva e feliz do preconceito que passei e das pessoas "amigas" que criticaram e se afastaram.

    O post chegou no momento certo referente ao que se vive hj...

    Bjooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Triste realidade, espero que mude logo, estou fazendo a minha parte... Obrigada! Abraço

      Excluir

Facebook

Flickr Images